100%

Servidores do Legislativo recebem Treinamento de Segurança do Trabalho

Na tarde da última sexta-feira, 26 (vinte e seis) de abril, na Sala de Reuniões da Câmara sapiranguense, a Câmara realizou treinamento sobre os Equipamentos de Proteção Individual (EPI's) e o seu uso nas atividades desenvolvidas, o qual foi realizado pela empresa QualiService, através da profissional Sonia Michel.
                    Nesta oportunidade, os servidores Adilson Jose Fantinel Abreu, Marilei Alves de Avila, Silvia Eroni Soares Warth, Veronice de Freitas Borges, responsáveis pelos Serviços Gerais, acompanhados da servidora Janaina Goldani Dapper, responsável pelo cumprimento e acompanhamento das questões referentes à NR5 - CIPA na Casa, puderam compreender melhor questões referentes aos equipamentos que são disponibilizados para melhor segurança em suas atividades, bem como sobre a sua utilização adequada.
                    Além disso, foi falado sobre as responsabilidades do órgão em relação à segurança, sendo demonstrado pelos servidores como estes já vêm utilizando os equipamentos que são disponibilizados pela Câmara.

Notícias

Vereadores aprovam Moção de Apoio e Aplausos ao Pr. Adelino de Oliveira Pinto nesta Terça-feira
Vereadores aprovam Moção de Apoio e Aplausos ao Pr. Adelino de Oliveira Pinto nesta Terça-feira

A 20ª Sessão Ordinária da Câmara Sapiranguense, que ocorreu nesta terça-feira, às 14 (catorze) horas e 30 (trinta) minutos no Salão do Plenário, teve, em sua Ordem do Dia, a apreciação do pedido de Moção de Apoio e de Aplausos ao Pastor Adelino de Oliveira Pinto, apresentado por Vereadores da Casa, a qual foi aprovada por 13 votos.
O Pastor tem, através da Moção, o reconhecimento pela dedicação e cooperação em seu Ministério como Pastor, sempre à frente do Ministério de Fé, Caridade e Amor ao Próximo.

A seguir, houve a leitura, pela Presidente da Casa, da Portaria 104/2019, a qual institui a Corregedoria da Câmara Municipal sapiranguense.
Finalmente, após utilizaram os espaços de Grande Expediente e de Explicações Pessoais para falarem sobre os mandatos e os fatos ocorridos na semana que se passou, os Vereadores foram convocadas para as Reuniões de Comissões que ocorrerão na quarta-feira.

A Sessão foi transmitida via TV Câmara (Facebook e Youtube) e pode ser assistida através dos canais oficiais.

NOTA À IMPRENSA
NOTA À IMPRENSA


Considerando a apresentação, na tarde desta segunda-feira, 17 (dezessete) de junho, de Requerimento de Denúncia pelo Vereador Sandro Seixas em relação aos recentes fatos envolvendo o Vereador Alessandro Vargas de Melo, a Presidente desta Casa, Olivia Steigleder, no uso de suas atribuições regimentais, instituiu, através da Portaria nº 104, a Corregedoria da Câmara Municipal.
Foi nomeado como Corregedor o Vereador Leonardo Braga e como Suplentes os Vereadores José Ambrósio Balardin e José Aristides de Moura, em conformidade com o artigo 16, do Código de Ética e Decoro Parlamentar desta Casa (Resolução Legislativa nº 015, de 24 de novembro de 2014).
A Corregedoria atuará nas funções da Comissão de Ética e Decoro Parlamentar, que existe na Câmara desde 2014, e apreciará Denúncias e questões referentes às infrações éticas e condutas que atentem contra as atitudes que são devidas no exercício do cargo de Vereador Municipal.

NOTA À IMPRENSA E À COMUNIDADE EM GERAL
NOTA À IMPRENSA E À COMUNIDADE EM GERAL

Tendo em vista os recentes fatos divulgados na mídia acerca das condutas envolvendo o Vereador Alessandro Melo, o Legislativo Sapiranguense informa que não recebeu até o momento nenhuma comunicação formal. Assim, após reunião entre a Mesa Diretora e Consultoria Jurídica, manifesta que aguardará uma comunicação formal para tomar as medidas administrativas e jurídicas cabíveis.
A Câmara reitera a sua total idoneidade e afirma que a suposta conduta não representa a totalidade do Legislativo.

Telecentro retoma atividades no Legislativo Sapiranguense
Telecentro retoma atividades no Legislativo Sapiranguense

A partir desta segunda-feira, 03 (três) de junho, o Telecentro da Câmara de Vereadores está novamente disponível para a utilização da Comunidade Sapiranguense. O espaço foi ampliado e melhorado após a aquisição, através de licitação, em abril deste ano, de dez microcomputadores novos.
O local está aberto à comunidade de segunda a sexta-feira, das 7 horas às 18 horas e 30 minutos. A utilização dos computadores deve seguir as seguintes regras:
• O acesso à Internet nos computadores é limitado, para uso geral, como o acesso a redes sociais, jogos ou outro tipo de entretenimento, a 30 minutos, podendo este período ser prolongado para a realização de trabalhos escolares.
• É vedado o acesso a sites de conteúdo de cunho obsceno, pornográfico e/ou inadequado, conforme estabelecido pela Portaria nº 138, de 1º de dezembro de 2014.

Vereadores aprovam Projetos de Lei nesta Terça-feira
Vereadores aprovam Projetos de Lei nesta Terça-feira

A 18ª Sessão Ordinária da Câmara Sapiranguense, que ocorreu nesta terça-feira, às 14 (catorze) horas e 30 (trinta) minutos no Salão do Plenário, contou com a presença do Senhor Luis Fernando Stumpf, Presidente da ONG Araçá-Piranga, que falou sobre a Semana do Meio Ambiente, que iniciou na última segunda-feira, 03 (três) de junho. O Presidente discorreu, ainda, sobre a importância da valorização do meio ambiente e outras questões importantes no aspecto ambiental do município.

Após, houve a análise da Ordem do Dia, composta por três Projetos de Lei: Projeto de Lei nº 045/2019, com Emenda Verbal aprovada por unanimidade, e aprovação do Projeto por 11 votos favoráveis; Projeto de Lei nº 063/2019, aprovado por 12 votos favoráveis; e Projeto de Lei nº 049/2019, aprovado por unanimidade.
A Sessão foi transmitida via TV Câmara (Facebook e Youtube) e pode ser assistida através dos canais oficiais.

Plano Municipal de Turismo será discutido em Audiência Pública na próxima Quinta-Feira
Plano Municipal de Turismo será discutido em Audiência Pública na próxima Quinta-Feira

Na próxima quinta-feira, 06 (seis) de junho, das 19 (dezenove) às 21 (vinte e uma) horas, o Legislativo Sapiranguense concederá mais uma vez à comunidade a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre o Projeto de Lei nº 030/2019, que institui o Plano Municipal de Turismo do Município de Sapiranga/RS.
Nesta oportunidade, os membros do Executivo responsáveis pelo Projeto poderão esclarecer dúvidas e explicar melhor o Plano aos Edis, em uma complementação às explanações e apresentações dadas em outras oportunidades à comunidade.
A comunidade está convidada a participar e a Audiência será transmitida através dos Canais Oficiais do Legislativo (Facebook e Youtube).

Comissões Parlamentares de JeR, FeO e SeE encaminham Projetos de Lei para Plenário
Comissões Parlamentares de JeR, FeO e SeE encaminham Projetos de Lei para Plenário

Na quinta-feira, 29 (vinte e nove) de maio, as Comissões de Justiça e Redação, Finanças e Orçamento e Saúde e Educação analisaram os Projetos de Lei nº 048/2019, nº 049/2019 e nº 063/2019, os primeiros de autoria de Vereadores e o último apresentado pelo Poder Executivo.
Após a análise e discussão dos Projetos, os membros das Comissões por postergar a análise do Projeto de Lei nº 048/2019 e por encaminhar ao Plenário os Projetos de Lei nº 049/2019 e nº 063/2019.
Assim, na 18ª Sessão Ordinária, que ocorrerá na terça-feira, 04 (quatro) de junho, a partir das 14 (catorze) horas e 30 (trinta) minutos, serão analisados, além de outros Projetos, os Projetos de Lei 049/2019 e 063/2019. 
As reuniões foram transmitidas ao vivo, via Facebook e Youtube (TV Câmara).

Grupo de Escoteiros Araçá 55/RS participa da 17ª. Sessão Ordinária de 2019
Grupo de Escoteiros Araçá 55/RS participa da 17ª. Sessão Ordinária de 2019

Na terça-feira, 29 (vinte e nove) de maio, às 14 (catorze) horas e 30 (trinta) minutos, no Salão do Plenário da Câmara sapiranguense, ocorreu a 17ª. Sessão Ordinária do ano.
A Sessão contou com a presença do Grupo de Escoteiros Araçá 55/RS e iniciou com a fala da Sra. Ivonete Pescador Ferreira, Presidente do grupo, que falou sobre a abertura do Acampamento alusivo aos 10 anos de sua Fundação. A Presidente falou, ainda, sobre as atividades realizadas e sobre a importância dos ensinamentos transmitidos, desde a infância, aos membros do grupo.
Após discussões, foram aprovados, por unanimidade, os Projetos de Lei 057/2019, 058/2019, 059/2019, 054/2019, 055/2019, 056/2019 e a Moção nº 027/2019. A Moção nº 026/2019 foi reprovada e a votação do Projeto de Lei nº 045/2019 foi adiada em razão de pedido de vistas.
A seguir, houve a distribuição dos Projetos de Lei nº 060/2019, 061/2019, 062/2019 e 063/2019 às suas respectivas Comissões, definindo-se suas relatorias. Finalmente, os Vereadores utilizaram os espaços de Grande Expediente e de Explicações Pessoais, no qual falaram sobre seus mandatos e situações referentes à semana anterior.
A Sessão foi transmitida via TV Câmara (Facebook e Youtube) e pode ser assistida através dos canais oficiais.

Mesa Diretora anuncia ampliação do Telecentro
Mesa Diretora anuncia ampliação do Telecentro

Na terça-feira, 28 (vinte e oito) de maio, às 17 (dezessete) horas, na Sala da Presidência, os Vereadores que compõem a Mesa Diretora do Legislativo –Olivia Steigleder (Presidente), Diego Lima (Vice-Presidente), Lauderi Avelino dos Santos (1º. Secretário) e José de Moura (2º. Secretário) –, reuniram-se para conversar sobre as realizações do último mês.
Nesta oportunidade, a Presidente Olivia deu destaque à economia feita ao longo dos últimos meses, que resultou na aquisição de 10 (dez) microcomputadores para o Telecentro, espaço destinado à utilização da comunidade em geral. Informou, ainda, que o espaço estará à disposição da população a partir da próxima segunda-feira, 03 (três) de junho.

Comissões Parlamentares encaminham Projetos de Lei para Plenário em reunião na quinta-feira
Comissões Parlamentares encaminham Projetos de Lei para Plenário em reunião na quinta-feira

Na quinta-feira, 23 (vinte e três) de maio, as Comissões de Justiça e Redação, Finanças e Orçamento, Saúde e Educação, Serviços Públicos e Meio Ambiente analisaram os Projetos de Lei nº 054/2019 e nº 055/2019, ambos de autoria do Poder Executivo.
Após a análise e discussão, foi entendido por todos os presentes nas reuniões pelo encaminhamento dos Projetos ao Plenário, na próxima Sessão Ordinária, que ocorrerá na terça-feira, 28 (vinte e oito) de maio, a partir das 14 (catorze) horas e 30 (trinta) minutos.

As reuniões foram transmitidas ao vivo, via Facebook e Youtube (TV Câmara).

Comissões Permanentes reúnem-se para analisar Projetos na próxima quinta-feira
Comissões Permanentes reúnem-se para analisar Projetos na próxima quinta-feira


Na quinta-feira, 23 (vinte e três) de maio, a partir das 14 (catorze) horas, no salão do Plenário, ocorrerão as reuniões das Comissões Permanentes de Justiça e Redação, Finanças e Orçamento, Saúde e Educação, Serviços Públicos e Meio Ambiente. Serão discutidos, nesta semana, 2 (dois) Projetos de Lei apresentados na última semana, todos de autoria do Poder Executivo.

Os Projetos que estão sob análise das Comissões possuem as seguintes temáticas:
Projeto de Lei nº. 054/2019
Origem: Poder Executivo.
“Autoriza o Poder Executivo Municipal a abrir Crédito Suplementar na importância de R$83.010,20 (oitenta e três mil, dez reais e vinte centavos) e dá outras providências.”
Projeto de Lei nº. 055/2019
Origem: Poder Executivo.
"Altera o levantamento topográfico constante na Lei Municipal nº 6271, de 20 de julho de 2018."

As reuniões serão transmitidas via TV Câmara (Facebook e Youtube).

Vereadores aprovam reajuste anual dos servidores municipais e REFISA/2019
Vereadores aprovam reajuste anual dos servidores municipais e REFISA/2019

Na terça-feira, 21 (vinte e um) de maio, às 14 (catorze) horas e 30 (trinta) minutos, no Salão do Plenário da Câmara sapiranguense, ocorreu a 16ª. Sessão Ordinária do ano.

A Sessão iniciou com a fala do Sr. Agnaldo Engel Knevitz, Presidente do Conselho Regional de Serviço Social do Rio Grande do Sul (CRESS RS), que falou sobre as atribuições privativas e competências profissionais dos assistentes sociais.
Após, houve a análise da Ordem do Dia, composta pelos Projetos de Lei referentes aos reajustes da remuneração e dos benefícios dos Servidores Municipais, apresentados, com urgência, pelo Poder Executivo, além da autorização para a contratação emergencial de um engenheiro químico para a Secretaria Municipal de Planejamento, Habitação, Segurança e Mobilidade, todos aprovados. A partir do mês de maio, os servidores do Executivo e Legislativo municipal terão, em sua remuneração, reajuste de 6% (seis por cento) e, a partir do mês de novembro, de 2,66% (dois vírgula sessenta e seis por cento).
Foi votado, também, o Projeto de Lei que estabelece os critérios e diretrizes para o REFISA/2019, a proposta de Emenda à Lei Orgânica nº 001/2019, o Projeto que trata sobre o serviço de Táxi, de autoria do Vereador Valmir Pegoraro, todos aprovados.

A seguir, houve a distribuição dos Projetos de Lei nº 048/2019, nº 049/2019, nº 054/2019 e nº 055/2019, definindo-se suas relatorias. Finalmente, os Vereadores utilizaram os espaços de Grande Expediente e de Explicações Pessoais, no qual falaram sobre seus mandatos e situações referentes à semana anterior.

A Sessão foi transmitida via TV Câmara (Facebook e Youtube) e pode ser assistida através dos canais oficiais.

Comissões Parlamentares admitem prosseguimento de Projetos de Lei em reunião nesta quinta-feira
Comissões Parlamentares admitem prosseguimento de Projetos de Lei em reunião nesta quinta-feira

Na quinta-feira, 16 (dezesseis) de maio, a partir das 14 (catorze) horas, realizaram-se as reuniões das Comissões de Justiça e Redação, Finanças e Orçamento e Saúde e Educação, com o fim de apreciarem os Projeto de Lei nº 045/2019, nº 046/2019 e nº 047/2019, todos de autoria do Poder Executivo.

Os Vereadores integrantes da Comissão de Justiça e Redação, sob a presidência do Vereador José Ambrósio Balardin, analisaram todos os Projetos e entenderam pelo prosseguimento e pela constitucionalidade de todos os Projetos. As Comissões de Finanças e Orçamento, presidida pelo Vereador Leonardo Braga, e de Saúde e Educação, presidida pelo Vereador Cesino Nunes de Carvalho, analisaram, os Projetos de Lei nº 46 e 47 (JeR) e nº 45 (SeE) e entenderam pelo prosseguimento dos Projetos que estavam sob sua análise.

A reunião foi transmitida ao vivo via Facebook e Youtube (TV Câmara).