100%

Câmara de Sapiranga presta homenagem ao Dia da Bíblia

Nesta terça-feira (11/12), a Câmara de Vereadores de Sapiranga realizou homenagem ao Dia da Bíblia, comemorado no segundo domingo do mês de dezembro. O espaço foi solicitado a partir de um requerimento do vereador Vilmar Machado (PTB), aprovado por unanimidade dos colegas. Na ocasião, o autor do requerimento destacou a importância da Bíblia na atualidade e posteriormente foi concedido a palavra ao Pastor Everton Mello da Igreja Encontros de Fé de Sapiranga e Presidente do Conselho de Pastores do Município, bem como ao Padre da Igreja Católica Sagrado Coração de Jesus, Leandro Frolich, no ato representando o Padre Airton Luiz Haack. Além disso, foram prestadas homenagens aos seguintes pastores e padres: Adelino De Oliveira Pinto da Igreja Evangélica Assembleia De Deus De Sapiranga, no ato representado pelo Pastor Flávio Duarte; Gilmar Borba da Igreja Evangélica Assembleia De Deus De Sapiranga; Lacir da Silva da Igreja Adoração de Deus; Giovani Jacks da Igreja Aliança Bíblica, no ato representado pelo Pastor Wilson Albert; Everton Ismael Mello da Igreja Evangélica Encontros de Fé de Sapiranga; Miguel Campos da Igreja Lagoinha Sapiranga; Vânia Rorato do Ministério Internacional da Colheita; Jair Ferreira da Igreja Evangélica O Brasil para Cristo; e ao Padre Airton Luiz Haack da Igreja Católica Sagrado Coração de Jesus, no ato representado pelo Padre Leandro Frolich.
                          
Votações - Os parlamentares realizaram onze aprovações, sendo seis projetos de lei do Poder Executivo, um projeto de lei substitutivo e um projeto de resolução da Mesa Diretora, um projeto de lei substitutivo dos vereadores Leonardo Braga (PSDB) e Alessandro Melo (PP), um projeto de resolução da vereadora Rita Della Giustina (PT) e um requerimento da vereadora Morgana Moraes (PP).
 
Entre os itens do Executivo, foi aprovado projeto que estima a receita e fixa a despesa do Município de Sapiranga para o exercício de 2019, com emenda modificativa do vereador Leonardo Braga (PSDB). A emenda visa retirar do orçamento do Legislativo Sapiranguense o valor de R$50.000,00 para a compra de medicamentos na Farmácia Municipal.
O segundo projeto de lei do Executivo Municipal, dispõe sobre a divulgação da lista de espera da Central Única de Vagas da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto. A lista deverá ser atualizada trimestralmente e renovada anualmente. Ainda, conforme o projeto, a primeira publicação da lista deverá ocorrer até o final do primeiro trimestre de 2019. O terceiro projeto de lei, substitutivo, altera dispositivos da Lei Municipal n° 3282/2003, com redação que lhe derem as leis posteriores, buscando promover alterações no artigo 25 do Código Tributário Municipal, o qual trata acerca da isenção do IPTU aos aposentados e pensionistas, bem como aos que recebem o Benefício Assistencial ao Idoso e à pessoa com deficiência, tornando mais clara a redação ao encaminhamento do pedido, além das condições para usufruirem do benefício.  O quarto projeto de lei aprovado, ratifica o protocolo de intenções firmado entre o Município de Sapiranga, situado na Região da Bacia Hidrográfica do Rio dos Sinos, com a finalidade de constituir consórcio público, denominado Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento (AGESAN-RS), considerando que o então responsável Consórcio Pró-Sinos não exercerá mais tal atividade. O quinto projeto de lei, desafeta e afeta áreas públicas visando regularizar a documentação da EMEF Floresta. Já o sexto projeto de lei, autoriza o Município a receber da empresa Leovin Tecnologia Ltda, por doação, o direito de uso compartilhado de rede de fibra ótica (tecnologia GPON), visando interligar o data center da Prefeitura Municipal às diversas unidades administrativas, educacionais e de saúde, bem como autorizando a celebração de contrato de comodato não oneroso. O sexto projeto de lei autoriza a contratação emergencial de até 02 (dois) biólogos, com carga horária de 30 (trinta) horas semanais, considerando a grande demanda do Departamento de Meio Ambiente.
De origem da Mesa Diretora da Câmara, foi aprovado projeto de lei substitutivo que defini regras para a concessão de abono aos servidores e estagiários do Poder Legislativo, relativo ao ano de 2018. Bem como, foi aprovado projeto de resolução que autoriza a Câmara de Vereadores a repassar bens imprestáveis e/ou inservíveis à Prefeitura Municipal de Sapiranga.

Os vereadores aprovaram também, projeto de lei substitutivo dos parlamentares Leonardo Braga (PSDB) e Alessandro Melo (PP), que dispõe sobre a execução do Hino Nacional Brasileiro, Rio-Grandense e Sapiranguense nas Escolas da Rede Municipal de Ensino do Município de Sapiranga, valorizando o amor à Pátria.
 
Além disso, o Poder Legislativo aprovou, projeto de resolução da vereadora Rita Della Giustina (PT) que acrescenta parágrafo 3° ao artigo 3° do Regimento Interno do Legislativo, visando a cada três meses, mediante calendário estabelecido, a transferência das sessões ordinárias nos bairros do Município.
 
E por último, foi aprovado requerimento de autoria da vereadora Morgana Moraes (PP), solicitando que seja homenageado na sessão ordinária do dia 18 de dezembro,  a empresa Sidnei Monitoramento no Município de Sapiranga, pelos 12 anos de excelente serviço prestados à Comunidade.
 
Tribuna – Anteriormente a homenagem e as votações, foi concedido espaço ao Delegado de Polícia, Fernando Branco, que na oportunidade, explanou sobre o trabalho que vem sendo desempenhado no órgão.

Notícias

Vereadores aprovam Requerimento de Afastamento da Vereadora Morgana Moraes em Sessão Extraordinária
Vereadores aprovam Requerimento de Afastamento da Vereadora Morgana Moraes em Sessão Extraordinária

                    Na tarde desta terça-feira, 15 de janeiro, às 14 horas e 30 minutos, realizou-se a 1ª. Sessão Extraordinária da Câmara de Vereadores de Sapiranga, sob a presidência da Vereadora Olivia Steigleder, oportunidade em que foi votado o Requerimento de Afastamento das Atividades Parlamentares de autoria da Vereadora Morgana Moraes de Queiroz, o qual resultou aprovado por todos os Vereadores presentes.

Vereadores são convocados para a 1ª. Sessão Extraordinária de 2019
Vereadores são convocados para a 1ª. Sessão Extraordinária de 2019

            A Câmara Municipal de Vereadores de Sapiranga, através da sua Presidente, Senhora OLIVIA TEREZINHA DA SILVA STEIGLEDER, convocou, através de Edital publicado na data de hoje no Jornal Repercussão, os Excelentíssimos Vereadores e convidou a comunidade em geral e os interessados para a 1ª. Sessão Extraordinária do ano de 2019, a realizar-se no dia 15/01/2019, terça-feira, às 14 horas e 30 minutos, no Plenário da Câmara Municipal de Sapiranga, sito à Avenida João Corrêa, n° 808, Centro, Sapiranga.

Mesa Diretora para 2019 é empossada em ato solene
Mesa Diretora para 2019 é empossada em ato solene

O ato de posse da Mesa Diretora de 2019 da Câmara de Vereadores de Sapiranga ocorreu no dia 28 de dezembro de 2018, quando o parlamentar José Ambrósio Balardin (PTB), presidente da Casa Legislativa em 2018, passou a presidência à vereadora Olivia Steigleder (PP). Já a vice-presidência foi assumida pelo parlamentar Diego Lima (DEM), sendo o 1º secretário o vereador Lauderi dos Santos, o Dico (PT) e o 2º secretário o parlamentar Adriano Oliveira (PP).

Câmara de Sapiranga presta homenagem ao Dia da Bíblia
Câmara de Sapiranga presta homenagem ao Dia da Bíblia

Nesta terça-feira (11/12), a Câmara de Vereadores de Sapiranga realizou homenagem ao Dia da Bíblia, comemorado no segundo domingo do mês de dezembro. O espaço foi solicitado a partir de um requerimento do vereador Vilmar Machado (PTB), aprovado por unanimidade dos colegas.

Câmara de Sapiranga realiza diversas aprovações
Câmara de Sapiranga realiza diversas aprovações

Na noite desta terça-feira (04/12), os parlamentares de Sapiranga aprovaram treze proposições, entre elas, onze projetos de lei do Executivo Municipal, uma Moção de Louvor e Aplausos da vereadora Olivia Steigleder (PP) e um requerimento da vereadora Rita Della Giustina (PP).

Audiência Pública discutiu ARIE
Audiência Pública discutiu ARIE

Na noite de quinta-feira (29/11) ocorreu no Plenário da Câmara de Vereadores de Sapiranga audiência pública através da iniciativa do vereador Sandrinho Seixas (DEM) juntamente com as ONGs Cururuay e Araçá-Piranga.

Legislativo presta homenagem à Sociedade 30 de Novembro
Legislativo presta homenagem à Sociedade 30 de Novembro

Na noite desta terça-feira (27/11) a Casa Legislativa prestou homenagem à Sociedade de Canto Recreativo 30 de Novembro, em comemoração aos 50 anos de fundação. A homenagem foi solicitada a partir de um requerimento do vereador suplente Marcos André Harff (PDT), que assumiu a vereança nesta única sessão.