100%

Aprovado o projeto do Vereador Adriano que prevê o Conselho Tutelar na 34ª Festa das Rosas

Os parlamentares aprovaram na 41ª Sessão Ordinária quatro projetos de lei do Executivo Municipal, um projeto de lei de autoria do Vereador Adriano Oliveira (PP), um requerimento de autoria do Vereador Egon Kirchheim (PT) e uma Moção de Apoio de autoria do Vereador Leonardo Braga (PSDB).
De iniciativa do Vereador Adriano Oliveira (PP), foi aprovado por unanimidade, projeto de lei que dispõe de espaço público da 34ª Festa das Rosas para que o Conselho Tutelar do Município possa instalar-se no Parque do Imigrante. Visando uma participação mais presente do Conselho junto à Festa para um atendimento mais direto à comunidade, sempre preservando a segurança e integridade da criança e adolescente.
De autoria do Poder Executivo Municipal, foram aprovados quatro projetos de lei. O primeiro deles denomina nome a pista de Skate Park como “Lauro Campos de Moraes”, o “Boca”, dita pista está localizada no Parque Municipal do Imigrante. O segundo projeto denomina a Quadra Poliesportiva como “Ruthard Harald Augustin”, também localizada no Parque Municipal do Imigrante.
O terceiro projeto de lei, também de iniciativa do Executivo Municipal, define regras para concessão de abono por assiduidade no ano de 2017 aos funcionários do Poder Executivo Municipal. O abono será concedido no mês de dezembro de 2017 e o valor será conforme a assiduidade do funcionário, estimulando e buscando um melhor atendimento do serviço público à comunidade, o mesmo foi aprovado por 13 votos favoráveis e 01 voto contrário.
A quarta proposta do Executivo, autoriza o funcionamento do Projeto Conexão Férias no ano de 2018. O projeto irá atender cerca de 700 alunos da Rede Pública Municipal de Ensino, oferecendo atividades e alternativas de lazer no período de férias de verão.
E as últimas duas iniciativas do Legislativo, foram aprovadas por todos os parlamentares, uma delas, de autoria do Vereador Egon Kirchheim (PT), requerimento onde o vereador solicita 15 dias de afastamento da função Legislativa, bem como, licença para ausentar-se do País no mesmo período, por motivos particulares.
E por último, de autoria do Vereador Leonardo Braga (PSDB) foi aprovado Moção de Apoio à Brigada Militar pelos serviços prestados à comunidade através do Programa Educacional PROERD, apoiando a manutenção do programa e do apoio financeiro necessário à sua continuidade.

Após as votações, a Vice-Presidente da APADA de Sapiranga, senhora Nelci Fülber fez uso da tribuna e explicou sobre a situação desta entidade convidando todos os vereadores, funcionários e comunidade em geral para ajudarem a entidade como também divulgarem o cachorro-quente beneficente, que ocorrerá no dia 24 de novembro, nas dependências da APADA, o valor do cartão é de 8 reais.
Vereadores receberam também na sessão, a Corte da 34ª Festa das Rosas, composta pela rainha Cleidiane da Silva e as princesas Mylena Ravini Lehmann Freitas e Halana Machado dos Santos, e as mesmas convidaram a todos para a maior festa do Município que ocorrerá a partir do dia 15 de novembro e vai seguir até dia 19 de novembro no Parque Municipal do Imigrante, com diversas atrações e entrada gratuita.
Ainda na sessão, conforme requerimento de autoria dos Vereadores Lauderi dos Santos e Rita Della Giustina, ambos do PT, o senhor Paulo César da Silva Santos, professor de música e regente da Banda Crioula Cláudio Wingert, também fez o uso da tribuna e relatou sobre o trabalho que o mesmo vem realizando ao longo dos anos junto a banda e seus integrantes.

Notícias

CPI das Casas Populares colhe depoimento
CPI das Casas Populares colhe depoimento

Na tarde desta quinta-feira (16), no Plenário da Câmara de Vereadores de Sapiranga a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), realizou mais uma reunião, onde os Vereadores puderam questionar o Presidente da Cooperativa Habitacional Cooperhab, que atendeu ao convite da CPI para prestar esclarecimentos a respeito das casas populares que não foram localizadas no Convênio firmado por esta Cooperativa, Família Paulista e o município, no período de 2007/2008.

Vereadores prestigiam abertura da 34ª Festa das Rosas e inauguração do Skatepark e Quadra Poliesportiva
Vereadores prestigiam abertura da 34ª Festa das Rosas e inauguração do Skatepark e Quadra Poliesportiva

Na manhã de quarta-feira (15), foi dada a largada para a maior festa municipal de Sapiranga: a Festa das Rosas. A solenidade de abertura desta 34ª edição ocorreu no Parque Municipal do Imigrante, com a presença de autoridades municipais e os vereadores da Casa Legislativa, bem como prefeitos da região, destacando a presença da Prefeita Municipal, Corinha Molling, Deputado Federal, Renato Molling, Deputado Estadual João Fischer (Fixinha), secretários municipais e população em geral.

Novembro Azul e homenagem à Brigada Militar são os destaques da sessão ordinária de Sapiranga
Novembro Azul e homenagem à Brigada Militar são os destaques da sessão ordinária de Sapiranga

No início da sessão ordinária de Sapiranga desta terça-feira, 14 de novembro, a Câmara de Vereadores usou espaço para dar publicidade à campanha Novembro Azul, que tem como objetivo principal conscientizar e alertar sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata e outras doenças masculinas. A iniciativa do espaço surgiu a partir de requerimento do Vereador Lauderi dos Santos, o Dico (PT), que foi aprovado por unanimidade dos colegas. Na oportunidade, o urologista Dr. Eduardo Touguinha Mastalir palestrou sobre a qualidade de vida do homem, abordando aspectos da saúde física, mental e emocional e destacando os sinais de alerta das principais doenças masculinas.

Vereadores participaram de seminário sobre a extensão da BR 448
Vereadores participaram de seminário sobre a extensão da BR 448

Na manhã desta sexta-feira (10), o Presidente da Casa, José Aristides Figueiró de Moura (Juca), juntamente com os vereadores Adriano de Oliveira, Alessandro Melo, Cesino de Carvalho (Dula), Morgana Moraes e Vilmar Machado, estiveram presentes na Câmara de Vereadores de Estância Velha, participando do seminário requerido e articulado pelo Deputado Federal, Renato Molling. Trataram sobre a extensão da BR 448 até a BR-116, do Estado do Rio Grande do Sul, que liga o trecho de Sapucaia do Sul, Portão e Estância Velha.

Vereadores participaram do lançamento da Festa das Rosas
Vereadores participaram do lançamento da Festa das Rosas

Na noite de segunda-feira (06), os vereadores José Aristides Figueiró de Moura, Juca (PP), Adriano Oliveira (PP), Diego Lima (DEM) e Morgana Moraes (PP), participaram do lançamento da festa e apresentação dos vestidos da Corte da 34ª Festa das Rosas.

CPI das Casas Populares realiza sua 2ª Reunião
CPI das Casas Populares realiza sua 2ª Reunião

Dando continuidade aos trabalhos, na tarde desta quinta-feira (26), no Plenário da Câmara de Vereadores de Sapiranga a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) realizou mais uma reunião onde os Vereadores puderam ter contato com os documentos dos Convênios n°s 84/2011, 1815/2010 e 2079/2001, que apresentaram problemas na sua execução conforme documentos enviados pela Prefeitura Municipal.

Audiência Pública sobre o acesso do Morro Ferrabraz
Audiência Pública sobre o acesso do Morro Ferrabraz

Ocorreu na Câmara de Vereadores de Sapiranga nesta quarta-feira (18), audiência pública para debater o acesso do Morro Ferrabraz, conforme projeto de lei n° 135/2017 e nos termos do Edital publicado no Jornal NH do dia 12 de outubro dando conhecimento e convidando a Comunidade para tal.

Sistema Eletrônico na Câmara de Vereadores de Sapiranga
Sistema Eletrônico na Câmara de Vereadores de Sapiranga

O Presidente da Casa, José Aristides Figueiró de Moura, o Juca (PP), juntamente com o Diretor Geral da Câmara, Claiton Paulo Fülber, receberam na tarde de terça-feira (17), juntamente com demais funcionários, o jovem Ademir Sebold, a cargo do IGAM, responsável pelo treinamento e instalação do sistema eletrônico de votações e tramitações de projetos e todos os demais expedientes da Câmara.