100%

Vereadores aprovam projeto sobre o Morro Ferrabraz

No início da sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Sapiranga desta terça-feira (31), os parlamentares receberam explanação dos Conselheiros Tutelares, Leoni da Rocha Lima e Afonso Weber Gabriel, onde explicaram sobre o papel do Conselho no Município e discutiram sobre projeto de lei que está na Casa.

Aprovações - Durante as votações, foram realizadas oito aprovações, sendo três requerimentos, uma moção e um projeto de lei do Poder Legislativo e quatro projetos do Executivo Municipal. O primeiro requerimento é de autoria do Presidente da Casa, José Aristides Figueiró de Moura, o Juca (PP), aprovado por unanimidade, requereu a disponibilização de espaço na sessão ordinária do dia 14 de novembro para que possa ser prestado homenagens aos 180 anos da Brigada Militar. De origem do Vereador Diego Lima (DEM), foi aprovado por todos os vereadores Moção de Apoio para que seja prorrogado o prazo de liberação de recursos financeiros referentes aos projetos de esgotamento sanitário das cidades que compõem a Bacia Hidrográfica do Rio dos Sinos, pois os mesmos encontram-se com prazo vencido. Outro requerimento aprovado por unanimidade dos parlamentares, de autoria do Vereador Vilmar Machado (PTB), requereu espaço na sessão ordinária do dia 12 de dezembro, para prestar homenagens ao Dia da Bíblia, comemorado no segundo mês de dezembro. E o último requerimento do Poder Legislativo aprovado por todos foi do Vereador Leonardo Braga (PSDB). O mesmo solicitou que seja criada uma página oficial no Facebook da Câmara de Vereadores, em que poderá ser feito transmissão ao vivo das sessões ordinárias (lives), e/ou inserir link para o acesso das sessões no YouTube.
Também foi aprovado quatro projetos oriundos do Poder Executivo Municipal, o primeiro deles substitutivo com novo termo de Cooperação, autorizando o Município a firmar termo de Cooperação com a Associação Gaúcha de Voo Livre – AGVL, evitando vandalismos e uso inadequado do Morro Ferrabraz. Dito projeto foi muito discutido e foi realizado audiência pública na Casa. O segundo projeto de lei alterou e acrescentou dispositivos na Lei Municipal n° 5394/2014, visando um regramento quanto as isenções existentes no Sistema de Transporte Coletivo Públicos, tendo em vista a concessão de quem realmente precisa e havendo uma diminuição no impacto tarifário o que melhora o serviço que vem sendo prestado. O terceiro projeto de lei, autoriza o Município a abrir crédito suplementar na importância no valor de R$1.805.174,96 para pavimentação asfáltica e drenagem pluvial da Rua Antão de Farias, conforme proposta cadastrada no Ministério da Cidade n° 014849/2017. E o quarto projeto inclui iniciativas no Plano Plurianual e na Lei de Diretrizes Orçamentárias, autorizando o Município a abrir crédito especial no valor de R$6.082.850,79 para pavimentação de via turística, Estrada Emília José da Silva, conforme proposta no Ministério do Turismo e construção da nova sede da Feira do Agricultor.

Notícias

CPI das Casas Populares colhe depoimento
CPI das Casas Populares colhe depoimento

Na tarde desta quinta-feira (16), no Plenário da Câmara de Vereadores de Sapiranga a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), realizou mais uma reunião, onde os Vereadores puderam questionar o Presidente da Cooperativa Habitacional Cooperhab, que atendeu ao convite da CPI para prestar esclarecimentos a respeito das casas populares que não foram localizadas no Convênio firmado por esta Cooperativa, Família Paulista e o município, no período de 2007/2008.

Vereadores prestigiam abertura da 34ª Festa das Rosas e inauguração do Skatepark e Quadra Poliesportiva
Vereadores prestigiam abertura da 34ª Festa das Rosas e inauguração do Skatepark e Quadra Poliesportiva

Na manhã de quarta-feira (15), foi dada a largada para a maior festa municipal de Sapiranga: a Festa das Rosas. A solenidade de abertura desta 34ª edição ocorreu no Parque Municipal do Imigrante, com a presença de autoridades municipais e os vereadores da Casa Legislativa, bem como prefeitos da região, destacando a presença da Prefeita Municipal, Corinha Molling, Deputado Federal, Renato Molling, Deputado Estadual João Fischer (Fixinha), secretários municipais e população em geral.

Novembro Azul e homenagem à Brigada Militar são os destaques da sessão ordinária de Sapiranga
Novembro Azul e homenagem à Brigada Militar são os destaques da sessão ordinária de Sapiranga

No início da sessão ordinária de Sapiranga desta terça-feira, 14 de novembro, a Câmara de Vereadores usou espaço para dar publicidade à campanha Novembro Azul, que tem como objetivo principal conscientizar e alertar sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata e outras doenças masculinas. A iniciativa do espaço surgiu a partir de requerimento do Vereador Lauderi dos Santos, o Dico (PT), que foi aprovado por unanimidade dos colegas. Na oportunidade, o urologista Dr. Eduardo Touguinha Mastalir palestrou sobre a qualidade de vida do homem, abordando aspectos da saúde física, mental e emocional e destacando os sinais de alerta das principais doenças masculinas.

Vereadores participaram de seminário sobre a extensão da BR 448
Vereadores participaram de seminário sobre a extensão da BR 448

Na manhã desta sexta-feira (10), o Presidente da Casa, José Aristides Figueiró de Moura (Juca), juntamente com os vereadores Adriano de Oliveira, Alessandro Melo, Cesino de Carvalho (Dula), Morgana Moraes e Vilmar Machado, estiveram presentes na Câmara de Vereadores de Estância Velha, participando do seminário requerido e articulado pelo Deputado Federal, Renato Molling. Trataram sobre a extensão da BR 448 até a BR-116, do Estado do Rio Grande do Sul, que liga o trecho de Sapucaia do Sul, Portão e Estância Velha.

Vereadores participaram do lançamento da Festa das Rosas
Vereadores participaram do lançamento da Festa das Rosas

Na noite de segunda-feira (06), os vereadores José Aristides Figueiró de Moura, Juca (PP), Adriano Oliveira (PP), Diego Lima (DEM) e Morgana Moraes (PP), participaram do lançamento da festa e apresentação dos vestidos da Corte da 34ª Festa das Rosas.

CPI das Casas Populares realiza sua 2ª Reunião
CPI das Casas Populares realiza sua 2ª Reunião

Dando continuidade aos trabalhos, na tarde desta quinta-feira (26), no Plenário da Câmara de Vereadores de Sapiranga a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) realizou mais uma reunião onde os Vereadores puderam ter contato com os documentos dos Convênios n°s 84/2011, 1815/2010 e 2079/2001, que apresentaram problemas na sua execução conforme documentos enviados pela Prefeitura Municipal.

Audiência Pública sobre o acesso do Morro Ferrabraz
Audiência Pública sobre o acesso do Morro Ferrabraz

Ocorreu na Câmara de Vereadores de Sapiranga nesta quarta-feira (18), audiência pública para debater o acesso do Morro Ferrabraz, conforme projeto de lei n° 135/2017 e nos termos do Edital publicado no Jornal NH do dia 12 de outubro dando conhecimento e convidando a Comunidade para tal.

Sistema Eletrônico na Câmara de Vereadores de Sapiranga
Sistema Eletrônico na Câmara de Vereadores de Sapiranga

O Presidente da Casa, José Aristides Figueiró de Moura, o Juca (PP), juntamente com o Diretor Geral da Câmara, Claiton Paulo Fülber, receberam na tarde de terça-feira (17), juntamente com demais funcionários, o jovem Ademir Sebold, a cargo do IGAM, responsável pelo treinamento e instalação do sistema eletrônico de votações e tramitações de projetos e todos os demais expedientes da Câmara.