Morro Ferrabraz

Vôo Livre: A adrenalina que o Morro Ferrabraz proporciona aos inúmeros visitantes tem uma explicação. É que os 779 metros de altura garantem uma vista privilegiada da cidade e dos municípios vizinhos, podendo, inclusive, identificar no horizonte as construções e luzes de Porto Alegre. Como se não bastasse, o local é freqüentado por pilotos de todo o Brasil, e até mesmo do exterior, em busca de boas térmicas para a prática do vôo livre.

Caminhos de Jacobina

Sapiranga é um espaço atraente, procurado por muitas pessoas que desejam manter o contato com a natureza próximo dos centros urbanos e visitar o roteiro Caminhos de Jacobina. Este roteiro pode ajudar você a conhecer mais o episódio dos Mucker.

Cemitério Amaral Ribeiro

Mantém o túmulo de quatro moradores de Sapiranga, mortos no conflito com os Mucker, em 26 de julho de 1874. A arte funerária e as inscrições nas lápides do século XIX mostram traços culturais e religiosos da comunidade.

Casa Tombada

A casa construída em 1845 pelo imigrante alemão Johan Schmidt, permanece até hoje, constituindo-se numa das casas mais antigas de Sapiranga. De estilo enxaimel, a casa foi erguida com paredes feitas com barro socado, amontoando-se certas porções até completá-las.

Estátua Coronel Genuíno Sampaio

Estátua erguida por colonos próximos à residência de Jacobina. Em 1874, nesse local, travaram-se duas batalhas entre soldados do Coronel Genuíno Sampaio e o grupo de Jacobina.

Cruz da Jacobina

Neste local, Jacobina e alguns do seu grupo se abrigaram para fugir do confronto com seus perseguidores. A cruz foi colocada no início do século XX, depois da visita de um dos remanescentes do confronto. Acredita-se que neste local Jacobina tenha sido assassinada.

Pedra Branca de Jacobina

Neste local foi construída uma escadaria com 250 degraus, permitindo visualizar a caverna que foi o último esconderijo de Jacobina.

Colônia de Jacobina

A propriedade serviu como locação para o filme "A Paixão de Jacobina". Possui uma casa em estilo enxaimel, com mais de cem anos e reproduções dos personagens do filme, um galpão onde foi filmada a cena final e a trilha das Três Quedas com acesso a cascatas onde se pode tomar banho.

Museu Municipal

Construído para sediar a Estação Ferroviária em 1903, é a sede do museu desde 1996. As peças contam a história da viação férrea e da colonização alemã. Partindo do slogan "Museu é Vida", ele registra e resgata os vários aspectos da cultura.

Monumento ao Imigrante

Construído para marcar a data do sesquicentenário da Imigração Alemã comemorado em 1974. É uma homenagem ao povo que fez do Brasil a sua nova pátria.

Centro Municipal de Cultura Lúcio Fleck

Considerado um dos melhores do sul do país, o Centro de Cultura possui amplo espaço para a realização dos principais eventos do Município. Desde teatro, dança, música, cinema, palestras e exposições, sua capacidade é de 494 lugares.

Festa das Rosas

Nos arquivos do Museu Municipal de Sapiranga, encontramos duas citações quanto à origem da denominação que nossa cidade recebeu: "Sapiranga - Cidade das Rosas". A primeira referência aparece numa pesquisa feita pelo repórter Caubi Silva.